Bolo de Limão Siciliano

Hoje começa de verdade a vida do meu Blog. Estou super animada! É excelente ter uma razão para estar sempre criando, inventando e testando novas receitas.

E como hoje vieram umas amigas em casa para um chá (essa era a desculpa, na verdade, queríamos jogar conversa fora, claro!), resolvi apostar em um bolinho. Bolo é uma das coisas mais gostosas de uma cozinha. Aliás, bolo é a alma da cozinha. Tem coisa melhor do que aquele cheirinho de bolo no forno? Sentar na mesa de tarde acompanhado de uma xícara quentinha e um bolinho morno?

Aqui em casa gosto sempre de ter um bolo na mesa para quem chegar. Esse é um hábito que vem da minha mãe, aliás, da minha avó, que é mineira. Já viu faltar comida em casa de mineiro?

E para uma cozinheira, acho que não tem prazer melhor do que arrumar os ingredientes, misturar tudo… E ver a mágica acontecer!!

Faz tempo que minha filhota me pede para fazer este bolo de limão siciliano, que é muito suave e leve. Um dos sucessos da Quitanda Gourmet!

2011-10-06-Bolo-Limao-Sic-2

Bolo de Limão Siciliano

Rende 12 fatias

Ingredientes

  • 230 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 ovos
  • 230 g açúcar
  • 130 ml de creme de leite fresco
  • raspas de 2 limões sicilianos
  • suco de 2 limões sicilianos (o de um para a massa e o de outro para a cobertura)
  • 100 g de manteiga derretida (pode-se derretê-la no microondas)
  • 60 g açúcar de confeiteiro
  • manteiga e farinha para untar a forma

Modo de Fazer

  1. Pré-aqueça o forno à 180oC. UNte uma forma de pão de forma de 23 cm de comprimento com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
  2. Coloque os ovos e açúcar na batedeira, bata levemnte para misturar. Acrescente o creme de leite e bata por um minuto. Acrescente as raspas e o suco de um limão siciliano, misture um pouco mais.
  3. Peneire a farinha de trigo junto com o fermento, acrescente à massa e misture, sem bater até obter uma massa homogênea.
  4. Acrescente a manteiga derretida e mexa cuidadosamente. Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos ou até que ele esteja bem assado (para verificar, fure o centro do bolo com um palito, ele deve sair limpo).
  5. Deixe o bolo esfriar por 10 minutos. Retire-o da forma e coloque em uma travessa para esfriar.
  6. Para fazer a cobertura, coloque açúcar de confeiteiro em uma tigela e misture com um pouco do suco de um limão siciliano, vc precisa acertar a quantidade de suco de forma que a cobertura não fique muito espessa, nem muito rala. Pincele o bolo ainda quente com a cobertura.