Comida Aconchegante

on

Queria ter uma tradução melhor para Comfort Food. Adoro essa expressão em inglês, acho que ela traduz exatamente o tipo de comida que eu mais gosto. Aquela que aquece os nossos corações e a nossa alma, que aproxima as pessoas, que coloca um sorriso no rosto de cada um ao redor da mesa.

Não que não seja favorável às novas tendências: cozinha de assinatura, cozinha molecular e todas as últimas técnicas sofisticadas. Adoro! Mas como expectadora. A minha cozinha está mais ligada ao coração do que à ciência.

Neste sábado, almoçamos Escondidinho de Carne Seca, um prato que traduz esse conceito de comida aconchegante aqui em casa. Todos adoram, repetem, lambem os beiços… É uma delícia sentir aquele cheirinho de gratinado saindo do forno, o tilintar do queijo parmesão fervendo, a cremosidade do pirê de mandioca escorrendo pelo prato. Quer algo mais reconfortante do que isso? Era também um best-seller da minha fábrica de comidas congeladas. Por isso, acho que muita gente compartilha dessa opinião comigo.

Tudo que é feito com carne seca costuma assustar, mas a carne seca é extremamente fácil de lidar, e raramente não fica gostosa. O segredo é comprar uma carne de boa qualidade e dessalgá-la bem. Aí vai então a receita do nosso Escondidinho de Carne Seca que, com uma pitada de amor, vai ficar ainda melhor. O bom deste prato é que você pode deixar pronto de um dia para o outro. Uma ótima opção para o final de semana ou mesmo para receber amigos em casa. Vai ser sucesso garantido.

Escondidinho de Carne Seca

Serve 2 pessoas

Ingredientes

  • 250 g carne seca em cubos grandes
  • 300 g mandioca já descascada (você pode comprá-la assim)
  • 100 ml leite (mais ou menos, vc vai sentir a textura desejada do pirê)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de requeijão (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola grande cortadas em tiras
  • 2 dentes de alho picados
  • um bom punhado de salsinha picadinho
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • parmesão ralado

Modo de Fazer

  1. Coloque a carne seca em uma panela com bastante água e deixe ferver por mais ou menos 2 horas. Durante este tempo, vá trocando a água mais ou menos a cada meia em meia hora
  2. Coloque a mandioca para cozinhar em água abundante com um pouco de sal. Quando estiver bem macia, retire a água e esprema a mandioca ainda morna no espremedor de batatas. As fibras que ficarem no espremedor deverão ser descartadas.
  3. Coloque a mandioca espremida em uma panela e acrescente a manteiga e o leite, aos poucos, até atingir a textura desejada. Bata com o mixer para obter um creme bem fino, sem pedaços.
  4. Se eu quero um prato mais suculento e não estou preocupada com as calorias, é nessa hora que eu adiciono o requeijão. Pode-se também adicionar queijo parmesão ralado ou cream-cheese.
  5. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  6. Retire a carne seca da panela, deixe esfriar um pouco e desfie com um garfo. Eu descarto toda a gordura, deixo apenas e a carne.
  7. Aqueça uma panela com uma colher de sopa de azeite. Adicone o alho, deixe fritar rapidamente e depois adicione a carne desfiada.
  8. Coloque as cebolas, misture e deixe-a incorporar um pouco, sem cozinhar demais.
  9. Por último, adicone a salsinha, mexa e desligue o fogo.
  10. Monte em uma vasilha refratária: uma camada de carne e por cima o pirê (ainda quente). Salpique com parmesão.
  11. Se quiser, guarde na geladeira de um dia para o outro.
  12. Na hora de servir, leve ao forno pré-aquecido (médio-alto) por, aproximadamente, 20 a 30 minutos.
  13. Sirva imediatamente acompanhado de uma salada verde.

O que você achou?