Calor chegando, idéias de saladinhas

on

Adoro quando o tempo começa a ficar mais quente. Depois de idas e vindas do sol, parece que finalmente o calor vai firmar. Já não aguentava mais programar para fazer uma sopa e o tempo esquentar ou comprar tudo para aquela deliciosa salada e ter que me virar em sopa para aquecer nossos corpinhos. Viva o céu azul e o solzinho da primavera!

Agora vai entrar a época de inventar saladinhas. Esse é sempre um desafio, a gente quer se preparar para o verão, ficar esbelta, magrinha, comer alguma coisa refrescante, mas não aguenta mais alface, tomate e cenoura. Eu também passo por isso. Tem hora que a inspiração acaba. Agora com o blog, vou me esforçar ainda mais para não cairmos na mesmice da salada.

Ontem resolvi preparar uma salada que não faço há tempos para aproveitar o feriado. Abrimos um vinho branco delicioso, bem gelado e comemos devagar, saboreando cada garfada. Nada melhor que um bom papo e uma boa mesa.

É uma salada bem completa, basta acompanhá-la com um gostoso pão e azeite. O almoço está pronto. O cogumelo se encarrega das proteínas e o pão dos carboidratos. Adoro o gosto forte de terra do cogumelo que contrasta com o ácido do limão siciliano. A receita ideal para o calorzinho que está chegando por aí.

Antes da receita, faço um parêntesis sobre cogumelos: o correto é não lavá-los em água, pois o cogumelo é como uma esponja, absorve toda a água em volta e perde sua textura e sabor. Ensina-se a escová-lo com um pincel para tirar todos os grãozinhos de sujeira e terra. Eu não consigo fazer isso. Então passo os cogumelos em água bem na hora que vou utlizá-los, rapidamente coloco todos em uma peneira e seco com um papel toalha para que eles fiquem menos tempo possível em contato com a água e absorvam o mínimo.

Salada de Cogumelos Paris Frescos

Ingredientes

  • 200 g cogumelos paris frescos bem fresquinhos
  • 3 a 4 colheres de sopa de nozes trituradas
  • 80 g de queijo Grana Padano ou pecorino em lascas (fazer as lascas com o descascador de batatas)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Fazer

  1. Fatiar os cogumelos e fatias bem finas utilizando uma mandolina
  2. Misturar todos os ingredientes
  3. Servir com alface picada

O que você achou?