Clafoutis em Cassis – Provence – França

on
Sábado experimentei aquela receita de clafoutis que tinha prometido. Ficou ótima, até lembrei do último que eu tinha comido na Provence, numa cidade costeira encantadora chamada Cassis.

Uma das milhares de coisas que adoro na cozinha são as memórias gustativas, um prato pode te levar para outro lado do mundo, para um momento que já se foi. Como se você pudesse viajar no tempo!

Cassis é uma mistura de campo e praia, com aquele jeitinho que só a França tem. O calor estava muito forte naquele dia, fizemos a reseva no La Villa Madie (http://www.lavillamadie.com) para as 20:00hs, ainda estava claro e o início de noite ainda com sol é uma delícia. Foi lá que comi um dos mehores clafoutis, na sua forma original, que é o de cereja.

O restaurante tem uma estrela do Guia Michelin, mas sinceramente a comida (fora o clafoutis) não me surpreendeu tanto: comida boa, serviço excelente, mas o melhor foi mesmo o ambiente. Acho que dá para entender pela foto.

Início de uma noite de verão no La Villa Madie

A cidade é cheia de opções de restaurantes e hotéis. Nós ficamos em um Bed & Breakfast muito simpático, por pura sorte, pois chegamos sem reseva e os hotéis estavam cheios. É a casa de veraneio de um casal, muito charmosa e bem cuidada com uma vista maravilhosa http://www.lecapcassis.com/.

Vista do B&B
Varanda do B&B
Piscina do B&B

Nada como viajar um pouquinho, mesmo que seja via Internet! Esta seria a vista que estaríamos apreciando da janela do carro, se a viagem fosse física e não em pensamento.

Vista da Estrada Cassis – La Ciotat

Voltando ao nosso clafoutis…. o meu ficou assim. Tão gostoso e bonito quanto o de Cassis, tenho que dizer.

Clafoutis de Pêssego
Ingredientes
  • 4 pêssegos cortados ao meio, sem semente
  • 4 ovos
  • 3/4 xícara açúcar demerara
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher sopa licor de amêndoas (ou outro de sua preferência)
  • 1 e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 pitada sal
Modo de Fazer
    1. Arrange os pêssegos em um assadeira redonda de 25 cm com fundo anti-aderente. Coloque-os com a parte cortada para baixo, em contato com o fundo da assadeira.
    1. Bata os ovos com o açúcar na batedeira até formar um creme aerado. Adicione o leite, creme de leite, licor e baunilha e bata mais um pouco.
    1. Coloque a farinha e sal e misture até ficar homogêneo. Derrame a massa sobre os pêssegos.
    1. Leve ao forno alto (200 a 250 oC) por 10 minutos, abaixe a temperatura do forno (180 oC) e asse por mais meia hora, até que o Clafoutis esteja dourado. Um palito inserido no meio deve sair limpo, assim como para um bolo.
    1. Sirva morno, com sorvete.
  1. Pode-se utilizar outras frutas, sempre que possam ser utilizadas com casca: cereja, ameixa, mirtilo, pois a umidade da fruta deixa a massa molhada.

One Comment Add yours

  1. CARINA DELIA says:

    Querida, a foto dessa torta é deslumbrante, vou fazer a sua receita e depois te posto o resultado.
    Beijos
    Carina D ELIA

O que você achou?