Fast Food Gourmet – Salada Caprese

on

Fast Food para mim está muito longe de Mac Donald´s, sanduiches sem graça, delivery frio ou comidas nada saudáveis! Sempre tenho uma opção deliciosa e saudável na manga e que fica pronta muito rápido. E um dos coringas aqui em casa é a salada caprese, que acompanhada de um delicioso pãozinho pode substituir uma refeição.

Na Semana passada fiz uma saladinha caprese que ficou linda e deliciosa. Cada vez que faço invento uma apresentação nova, essa ficou muito especial. Impressiona qualquer um. Tudo bem que os ingredientes são a alma do negócio, principalmente neste caso. Portanto, tive que caprichar na hora da compra.

Uma das partes mais difíceis dessa receita é encontrar o tomate e a mussarela que façam a diferença. Não adianta colocar aquela mussarela de búfala dura, sem graça. Essa estava divina, molinha por dentro, com gosto suave. Tanto a mussarela, quanto o tomate eu comprei no Empório Sta. Maria e aconselho a quem puder ir até lá, fazer o mesmo. Vale o esforço. Mas tem que ser a mussarela que fica na ilha central, junto com o pessoal que fatia os frios.
A salada caprese, como o próprio nome diz, é originária de Capri, uma ilha muito simpática na Costa Malfitana, na Itália. Quem já esteve por lá deve saber que ali se encontram tomates MARAVILHOSOS, de dar água na boca, doces, saborosos, carnudos, algo indescritível. Quando viajo por ali é uma maravilha pois só quero comer tomates, de manhã, de tarde e à noite. Chego de viagem muito mais magrinha!

Numa viagem a Capri, começou minha fixação pela salada caprese e minha tristeza com os tomates que comemos aqui no Brasil (com muito poucas exceções). Eu recomendo uma marca de tomates chamada Supremo Sapore, é um tomate produzido com estrito controle de agrotóxicos, não chega a ser orgânico, mas possui uma taxa de agrotóxicos bem controlada, muito abaixo dos tomates normais. O que comprei no Sta. Maria não foi este, mas também estava muito bom. Os produtores de tomates orgânicos que me desculpem, mas ainda não encontrei um tomate orgânico saboroso, com boa textura… podem deixar que continuo procurando e aviso à vocês.

Para ficar com água na boca, esses só na próxima viagem …

Uma versão com folhas e pães

Salada Caprese

Ingredientes

  • 5 tomates holandeses cortados em 4 pétalas
  • 3 bolas de mussarela de búfala grandes
  • Folhas de manjericão gigante (muito mais saboroso que o comum)
  • Azeite
  • Vinagre Balsâmico
  • Sal e Pimenta do Reino

Modo de Fazer

  1. Coloque os tomates cortados em um bowl e tempere com azeite, vingre e sal
  2. Corte as mussarelas conforme desejar (eu gosto em 4 pétalas) e espalhe sobre um prato
  3. Arrume os tomates já temperados sobre a mussarela
  4. Salpique com folhas de manjericão
  5. Regue com azeite, tempere com sal e pimenta do reino
  6. Gosto de servir com pães e aspargos fervidos, temperados com azeite e sal

 VERSÃO PARA IMPRESSÃO

O que você achou?