Casquinha de Siri e a Cooperativa das Desfiadeiras

on
Alguns já devem saber, sou de Vitória – ES. Uma cidade pouco conhecida no Brasil, mas com uma cultura gastronômica forte. A moqueca por exemplo tem sua versão capixaba muito reconhecida. Inclusive há uma briga: Moqueca é Capixaba, o Resto é Peixada, cutucando a Moqueca Baiana. Mas, discussões à parte: frutos do mar, peixes, camarões, caranguejo, coentro, siri e panela de barro: tudo isso está muito presente na culinária de lá.

Um pouquinho de Vitória – ES

Vitória é cheia de manguezais, habitat natural dos siris. A pesca ainda é totalmente artesanal e, mais interessante ainda é a Cooperativa de Desfiadeiras (http://www.vitoria.es.gov.br/turismo.php?pagina=desfiadeirasdesiri) que fica na Ilha das Caieiras. Um trabalho bonito que deveria servir de referência, elas recebem teinamento da prefeitura, possuem um local adequado para o trabalho e armazenamento do siri, além de gerenciar um restaurante onde pode-se degustar o crustáceo por ali mesmo. O fato é que o siri de lá é mesmo diferente, sem aqueles pedacinhos da casca, bem fresco, com pura carne de siri.

Eu estava com um pacote desses aqui no meu freezer,esperando uma data especial, mas não aguentei. Ontem comemos uma casquinha de siri deliciosa e facílima de fazer! A tradição manda assar na própria casquinha do siri, eu preferi uma apresentação mais moderna e utilizei essas tigelinhas de cerâmica. Sirva com pimenta e azeite!!!!

Casquinha de Siri

Serve 4 pessoas

Ingredientes       

  • 2 tomates italianos para molho sem pele picadinhos
  • ½ cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho ou amassado
  • 1 colher de azeite
  • 500 g   siri desfiado
  • coentro picadinho
  • sal e pimenta do reino
  • 4 colheres de chá requeijão cremoso
  • queijo parmesão para salpicar

 

Modode Fazer
1.    Aqueça o azeite em uma panela, adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione o alho e, logo depois os tomates. Cozinhe até que o tomate comece a desmanchar (se começar a secar muito adicione um pouquinho de água).
2.    Coloque o siri na panela e misture. Deixe cozinhar.
3.    Por último, tempere com sal e pimenta, adicione o coentro e desligue a panela.
4.    Coloque o siri em 4 bowls (tigelas) refratárias que podem ir para a mesa.
5.    Adicione 1 colher de chá de requeijão em cada bowl e salpique com parmesão.
6.    Leve ao forno alto na hora de servir para gratinar.

 

One Comment Add yours

  1. Cidade sol com o céu sempre azul…Lugar lindo, gastronomia ímpar!Parabéns pela postagem.Márcia Elane

O que você achou?