Lasanha de Funghi com Brie

on

Desde que iniciei o blog, tenho a intenção de postar as receitas da minha antiga fábrica/atelier de comidas congeladas e bolos. Nossa! Tão estanho falar antiga, faz apenas 2 meses que fechamos… (quem quiser entender um pouquinho o porquê, já que tenho recebido vários e-mails perguntando, pode visitar minha primeira postagem). Mas fico tão animada em testar as novidades que acabo deixando as receitas já consolidadas um pouco de lado. Prometo que vou tentar postar pelo menos 1 receita da Antiga Quitanda Gourmet por semana.

Até agora, já postei:
Bolo de Limão
Bolo de Cenoura com Nozes (versão revisada)
Escondidinho de Carne Seca

Voltando ao que interessa. Hoje tem receitinha do nosso prato mais famoso. Aquele que sempre derreteu os corações dos clientes pela sua maciez, riqueza e hamonia. Elogiada até pelos mais entendidos: Marcelo Katsuki e Carla Pernambuco.

Lasanha de Funghi com Brie
Faz 1 lasanha de aproximadamente  1,2 Kg
Ingredientes
Molho Bechamél
1 litro leite
1 cebola cortada em 8 pétalas
3 dentes de alho cortados as meio
folhas de louro (2)
2 colheres de sopa manteiga
2 colhs. sopa rasas de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto                           
noz moscada ralada a gosto
Funghi
400 g cogumelo shitake picados em tiras
200 g cogumelo paris picados em tiras
2 dentes de alho amassadinhos
salsinha picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de azeite
massa de lasanha pronta (pré-cozida), gosto da Barilla ou da Renata
150 g queijo brie
queijo parmesão para salpicar
Modode Fazer
1.    Em uma panela, coloque o leite, cebola, 3 dentes de alho cortados ao meio, follhas de louro e aqueça por mais ou menos meia hora em fogo brando. Cuidado para não ferver.
2.    Em outra panela, derreta a manteiga e aos poucos vá adicionando a farinha, mexendo com um batedor de ovos. Essa mistura vira um creme e está pronta quando forma uma espuminha.
3.    Bem devagar, adicione o leite coado no creme de farinha, sempre mexendo com o batedor, para não formar grumos. Até que todo o leite seja adicionado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Está pronto o bechamél! Reserve. Se achar que está grosso, adicione um pouco mais de leite frio, deve ter a textura de um creme ralo.
4.    Em uma frigideira, coloque o azeite, adicione o alho e, em seguida os cogumelos. No início parece que a panela vai ficar seca, mas assim que o cogumelo cozinhar, devolve toda a umidade para a panela. Desligue o fogo, adicione a salsinha picada e tempere com sal e pimenta. Reserve.
5.    Em uma vasilha refratária monte a lasanha: 1 camada de molho, uma de macarrão, uma de cogumelo e uma de brie picado. Eu gosto de fazer 3 a 4 camadas. Por último, coloque molho e um pouco de parmesão.
6.    Leve ao forno para gratinar na hora de servir (200 a 220 oC) por mais ou menos ½ hora.
Algumas dicas:
1) Fica boa com qualquer tipo de cogumelo, se não achar shitake ou paris pode adicionar: portobelo, shimeji, salmão, etc.
2) O brie pode ser substituído por outros queijos: pecorino, camembert, etc.
3) O molho bechamel pode apresentar uma textura bem variável, de acordo com a quantidade de leite que evapora durante a infusão, se achar muito ralo, deixe cozinhar mais um pouco, se estiver muito grosso, adicione leite frio.

7 Comments Add yours

  1. carladuc says:

    Oi Juliana,Conheci seu blog no Facebook (através da Si) e essa receita de lasanha me encantou. Ainda não fiz essa com funghi e brie (farei), mas fiz ontem uma lasanha tradicional usando a receita do seu molho branco. O resultado foi espetacular. Esse é o melhor molho branco que já comi! 🙂 Tivemos aqui em casa um delicioso jantar de ano novo e você contribuiu pra isso. Obrigada por compartilhar!Abraço,Carla

  2. Opi Matoaka says:

    Nossa, como eh que eu nao conheci este site antes? Fiz a lasanha pro meu marido ontem e ele me pediu em casamento! Kkk

    1. juliana@quitandagourmet.com.br says:

      Que delícia ouvir essas coisas!!!! Casar de novo não tem preço! Um beijo, Juliana

  3. Fantastica!!! Usei polenguinho tipo brie derretido junto com o molho e add mussarela!!!!

    1. juliana@quitandagourmet.com.br says:

      Que bom! Essa receita é sucesso! Beijo

  4. Ivanna Coelho says:

    Olá! A receita parece muito boa, mas não entendi uma coisa, como vc entitula a mesma de lasanha de Funghi ,mas usa outros tipos de cogumelos? Não aparece funghi nos ingredientes!!!! Porque???????

    1. juliana@quitandagourmet.com.br says:

      Ivanna, funghi é o nome italiano para cogumelos. Os “funghi” (ou cogumelos) usados na receita são de diferentes tipos. Experimente, tenho certeza que vai gostar. Você também pode trocar os tipos de cogumelo caso não encontre ou tenha algum de preferência. Um beijo

O que você achou?