Bolo de Laranja com Amêndoas – Ame ou Odeie!!

on

Esse bolo é a minha paixão, e não é só minha pois ainda tenho clientes da fábrica que falam nele até hoje. Aliás, por ser muito diferente, é um bolo que provoca reações intensas, só conheço pessoas que o amam e algumas poucas que o odeiam. Espero deixar muita gente feliz postando a receita no blog.

Engraçado que de alguma forma foi essa receita que inspirou a Quitanda Gourmet. Eu trabalhava em uma loja de produtos gourmet em Londres, aliás, quem for a Londres não pode deixar de visitar: La Fromagerie. O lugar é uma perdição, com uma cave especializada em queijos e produtos maravilhosos. Vale parar por lá para tomar um café ou um vinho no final da tarde! Vc pode pedir à própria dona, Patricia, para te sugerir a seleção de queijos! O lugar é um charme!

Vitrine Cave de Queijos La Fromagerie
Mas, voltando ao bolo, eles o faziam por lá e de tanto que eu procurei acabei o encontrando em um livro de receitas turcas que veio parar na minha mão por acaso em um brechó! A receita é muito especial pois a base da massa é a farinha de amêndoas, ele não leva farinha de trigo. Também não leva manteiga, a gordura utilizada é o azeite. Só provando para entender a receita!!! De tão gostoso que eu achava o bolo achei que deveria abrir uma fábrica para produzí-lo aqui no Brasil!
Que tal um bolo de laranja com amêndoas para acompanhar um café?
Ele também é delicioso como sobremesa. Experimente deixar na geladeira e servir com chantilly caseiro (neste caso, prefiro usar uma forma para torta redonda)
Bolo de Laranja com Amêndoas
Faz 1 bolo grande forma redonda de 28 cm diâmetro
Ingredientes
  • 100g          farinha de rosca
  • 200g          açúcar refinado
  • 200g          amêndoas trituradas no processador ou farinha de amêndoas
  • 1 clh. chá    fermento em pó
  • 150ml         azeite
  • 8                ovos
  • 2                laranjas – raspas e suco
  • 2                limões – raspas e suco
  • 1 pau de canela
  • 2 clh. sopa  açúcar
Modode Fazer
  1. Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha de trigo
  2. Pré-aquecer o forno a 180-200oC
  3. Colocar em uma tigela: farinha de rosca, amêndoas, açúcar, fermento em pó e raspas das laranjas e limão
  4. Em outra tigela, misturar: ovos e azeite
  5. Misturar os ingredientes das duas tigelas para que fique uma massa homogênea
  6. Colocar na assadeira e levar ao forno por, mais ou menos 30 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo
  7. Colocar o suco de laranja, suco de limão, 2 colheres de açúcar e pau de canela para ferver até formar uma calda levemente grossa
  8. Quando o bolo estiver pronto e ainda quente, jogar esta calda por cima