Risoto de Aspargos

on
Estive fazendo umas pesquisas em alguns blogs, como o povo escreve!!! Socorro!!!! Às vezes fico até meio humilhada, não consigo ter essa paciência toda. Também não acho que tenho o dom para literatura… Se começo a enrolar demais os textos vão ficando chatos. Um outro motivo é que não consigo ler todos aqueles detalhes (acordei, fui na padaria, telefonei pra minha mãe….) – Tá Louco!! – Acho que preciso ser concisa e trazer coisas relevantes para quem está lendo minhas dicas, idéias, etc. Por favor, me dêem um toque se eu estiver errada. E fim da lamentação! Vamos ao que interessa.

Tenho comprado aspargos lindos na feira. Lindos mesmo, vêm do Peru, uma maravilha! Então nessas semanas temos comido bastante aspargos por aqui. Este risoto eu gosto muito e é super tranquilo de fazer. A parte difícil é fazer o caldo de frango ou legumes. Mas, quem não tiver ânimo, pode usar um bom caldo comprado pronto mesmo. Quem sabe volto a fazer os caldos da Quitanda Gourmet para vender. Qualquer novidade, aviso à vocês!
Particularidade dos meus risotos: eu não adiciono manteiga no final. Se quiser, coloque umas duas colheres de sopa de manteiga, na hora de servir e mexa vigorosamente, deixa o risoto mais cremoso e com um sabor maravilhoso!!!!! Mas, para mim, já são calorias suficientes e acho que o prato fica mais leve. Me desculpem os tradicionalistas.
Dica de vinho – dizem que aspargos é um dos pratos mais difíceis de harmonizar com vinho. Verdade!!! Dependendo do que vc escolher, pode provocar um gosto metálico e desagradável na boca. Sugestão: um vinho Chablis, Riesling ou Chardonay.
Risoto de Aspargos
Serve de duas a três pessoas
Ingredientes
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de arroz carnaroli ou outro arroz de risoto de sua preferência
1 xícara de vinho branco seco
1 litro de caldo de frango ou legumes (quente)
1 maço de aspargos (eu fiz com dois, pra ficar bem recheado)
salsinha picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
70 g de queijo parmesão ralado e mais para servir
Modode Fazer
1.              Descasque o caule dos aspargos com um descascador de legumes. E corte cada um em 3 a 4 pedaços.
2.              Em uma panela, coloque o azeite, esquente e acrescente a cebola. Deixe cozinhar um pouco.
3.              Acresecente o alho e mexa.
4.              Adicione o arroz, misture e coloque o vinho branco. Deixe o vinho secar, mexendo sempre (em fogo médio-baixo)
5.              Aos poucos, vá mexendo e adicionando o caldo. Quando o arroz estiver quase cozido, bem al dente, adicione os aspargos e cozinhe por mais uns dois minutos.
6.              Coloque o queijo parmesão e bata vigorosamente até que ele derreta.
7.              Sirva imediatamente, salpicado com salsinha.

 

O que você achou?