O Melhor Molho de Tomate Caseiro

Uma das minhas receitas básicas é a de Molho de Tomate Caseiro. Acho que seria impossível viver sem ele. Aliás, se eu tivesse que escolher 10 ingredientes únicos para a minha cozinha, com certeza tomate seria um deles. Eu tenho sempre um pouco de molho caseiro pronto no meu freezer, não gosto muito dos comprados prontos. Assim estou segura, é só cozinhar uma macarrão, fazer com ovos (uma receita ótima aqui: Huevos Rancheros, no caso de ter o molho pronto, basta colocar os ovos, queijo e manjericão) e ninguém vai ficar com fome em casa. Uma deliciosa refeição pronta em 15 minutinhos. E salve o Tomate!!

Este eu fiz com macarrão, mas daqui para frente, várias idéias para você comer com este delicioso molho!!

E aí vai a receita!

Molho de Tomate Caseiro
Rende 4 Kg de molho (aproximadamente)



Ingredientes

  • 6 Kg. tomate italiano muito maduro (quase passando do ponto) – eu gosto de comprar na feira e deixar amadurecer em casa até chegar no ponto (muito vermelho)
  • 2 cebolas grandes ou 3 médias picadinhas
  • 2 talos de salsão bem picadinhos
  • ½ talo de alho porró bem picadinho
  • ½ cenoura média bem picadinha
  • 10 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de sopa de colorau
  • 100 ml  óleo ou azeite
  • 1/2 maço de talos de salsinha (não usar a folha, apenas o caule) inteiros
  • sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Fazer

  1. Lavar os tomates, retirar o talo com uma faquinha e na outra extremidade cortar um X na casca. Colocar os tomates, de 5 em cinco, em água fervendo por aproximadamente 2 a 3 minutos, ou até que desgrude parte da pele
  2. Retirar da água e soltar toda a pele. É só puxar, depois que você coloca na água fervendo a pele deverá se soltar muito facilmente.
  3. Cortar o tomate sem pele em cubos pequenos (reserve)
  4. Em uma panela grande aquecida, coloque o óleo ou azeite, a cebola picada, o alho, o salsão, o alho porró, a cenoura e o colorau. Dexie cozinhar por alguns minutos.
  5. Colocar o tomate picado e o maço de salsinha, deixar ferver por aproximadamente 1 hora em fogo baixo. Cuidado para não grudar no fundo da panela. Se estiver secando demais, acrescente um pouquinho de água.
  6. Acrescente o sal e pimenta e desligue o fogo. Se achar que está um pouco ácido, acrescente uma pitadinha de açúcar. Tire os talos de salsinha.

 

20 Comments Add yours

  1. Édula says:

    Achei ótima a receita. Espero que fique bom! Parabens

  2. Renato says:

    Olá, é muito molho, como faço para congelar, é só colocar em um pote e no freezer? Quanto tempo ele dura congelado? Obrigado…

    1. Renato, você pode colocar em recipientes próprios para freezer. Pode ser plástico ou vidro. Eu guardo vidros de palmito, por exemplo e congelo neles. Não esqueça que quando o líquido expande quando congela. Então nunca encha completamente, sempre deixe um dedo de folga no recipiente.

  3. yo says:

    Olá dinovo!
    Depois do nhoque só mesmo este molho; Perfeito!
    Aprendi (infelizmente esqueci a autora, vergonha!) de substituir açúcar por whisky (1 colher sopa)…
    Obrigada.
    Beijos no seu coração
    Sua fã,
    yo

  4. DEBORA says:

    Ola, boa noite!! Uma duvida, dos tomates retiro apenas o talo e a pele? Então corto com sementes? Grata.

    1. Sim Debora, pode cortá-los com as sementes. Depois nos conte como ficou!

  5. Rafael says:

    pq vc fala pra por somente o talo da salsa e não a folha??? uma pergunta tb: vc não usa o tomilho ou cominho? poderia usar os dois juntos no molho ou não?(sua opinião!).

    1. Rafael, esta é uma receita de molho básico, depois você poderá acrescentar o que quiser dependendo da receita em que for utilizar: manjericão, salsinha picadinha (folhas), azeitonas, linguiça, etc. Sobre o tomilho, combina muito bem, pode utilizar.
      O cominho já é uma especiaria mais forte, com uma característica muito peculiar. Na minha opinião o cominho ficaria bom no caso de receitas árabes, turcas ou marroquinas onde você queira usar molho de tomate. Ele dá este toque meio Oriente-médio/África.
      Sobre as folhas de salsinha, prefiro adicionar na hora de servir, dessa forma elas não ficam escuras e você mantém todas as suas propriedades nutritivas (vitamina C, por exemplo. Sabia que a salsinha é riquíssima em vit. C?). Usando o talo no cozimento longo você transmite o sabor necessário e poupa as folhas para outras receitas. É meramente uma questão de utilizar cada ingrediente da melhor forma. Retirar as folhinhas no final seria um desperdício! O talo já fará o trabalho para você.
      Cozinha para mim não deve ter muitas regras, cada pessoa tem um gosto e uma maneira de interpretar um prato. Experimentar é o meu lema!
      Espero que goste da receita.

  6. Ana says:

    Bom Dia! Neste molho não é necessário retirar as sementes do tomate? Obrigada!

  7. Darci luiz Colombo says:

    Tenho uma receita para molho de tomate rápida e gostosa: Veja1 kg de tomate sem pele picado ou 2 latas de tomate de lata ( pomidori pelatti),3 dentes de alho amassados, 1 pimenta dedo de dama sem sementes em rodelas,2 colheres de manteiga ,50 ml de azeite, um pouco de óleo, 1/2 colher de açucar.

    Modo de Fazer: Pique os tomates sem a pele, reserve. Amasse o alho e retire as sementes da pimenta e deixe em rodelas. Numa frigideira,aqueça o óleo coloque o alho e a pimenta para dourar, acrescente os tomates , o azeite, o açucar e a manteiga cozinhe por 8 a 10 min..Veja o o sal e pimenta.Se for usar para macarrão podem acrescentar no final 15 folhas de manjericão picadas. Esperimente. essa é quente.Abraço Colombo

    1. Darci, deve ser gostosa mesmo! Como leva o tomate enlatado, você consegue uma boa textura!!! Mesmo cozinhando por pouco tempo. Eu tb faria com o tomate fresco, e o resultado seria diferente e tb gostoso! Um molho mais fresco! O bom da cozinha é que não existem regras!!!!

  8. Patrícia says:

    Olá!!!
    Adorei a receita! Sou muito fã de molhos naturais. Sempre que posso, faço.
    Uma pergunta: O porque da Cenoura? Também vi que a usou no caldo do camarão, na receita do Risoto de Camarão???
    Gostaria de entender o porque. Só pra saber o que estou fazendo exatamente. rsrs..
    Obrigada

    1. Patrícia, a cenoura ajuda a quebrar a acidez do tomate, já que é um tubérculo bem docinho!

  9. Danilo says:

    Otima receita, e concordo plenamente, nada de molhos prontos, ou enlatados….gosto apenas de fazer com tomates, e ficam maravilhos…otima receita, mesmo não tendo feito, mas mas pela receita, deve ficar maravilhoso.

  10. maria jose ssretyo diniz says:

    O meu molho de tomate leva tudo isso, so que acrescento meio copo de vinho e deixo ferver por umas 4 horas. Faco muito molho e depois eu frezzo. Fica grosso e muito gostoso. As vezes acrescento pimentao em rodelas. Maria jose saretto diniz

  11. patricia says:

    se eu quiser eu posso passar no liquidificador? por causa das crianças q veem pedaços e não comem..

  12. Cacá says:

    depois de congelado qual o prazo de validade

    1. juliana@quitandagourmet.com.br says:

      6 meses. Obrigada!

O que você achou?