Pudim de Leite – O tradicional e variações

 Para que palavras?

 
Essa é uma das sobremesas preferidas aqui em casa! Tem quase toda semana. É muito fácil de fazer, mas tem um segredinho que veio da miha avó: não deixar cozinhar demais para ele ficar bem lisinho, sem nenhum furinho… O que???!!!!!! Vocês devem estar imaginando, sem furinhos? Bom, há controvérsias, mas na minha família, pudim de leite que se preze não pode ter nenhum furinho. Fica com uma textura maravilhosa, parecendo um creme. Como fazer isso? Não pode passar do ponto. Se cozinhar demais fica furado. Por isso mantenha o forno baixo e asse em banho-maria. E nisso, a Leninha, nossa cozinheira já é MESTRE.
 
Minha invenção (sempre tem uma): aromatizar o leite com alguma erva como lavanda, alecrim ou manjericão. Coloque a medida de leite e mais metade da medida em uma panela com folhas de erva que deseja aromatizar e deixe em fogo muito, muito baixo, senão o leite transborda, por uns 15 minutos. Um pouco do leite vai evaporar, confirme a medida na hora de fazer o pudim. Se faltar, coloque um pouco de leite sem aroma para completar a medida. Se sobrar, descarte ou deixe evaporar mais um pouco. Deixe esfriar antes de fazer o pudim. Esse eu aromatizei com lavanda que peguei na minha horta. Aliás, ela está linda, olhem só!
 
2012-08-23-Pudim de Leite2

2012-08-23-Pudim de Leite4
Pudim de Leite
8 a 12 fatias
 
Ingredientes
  •  ½ xícara de açúcar
  • ¼ xícara de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (encher a lata vazia de leite condensado para medir)
  • 4 ovos
Modode Fazer
  1.  Colocar o açúcar e a água em uma panelinha e levar ao fogo para fazer uma calda até adquirir uma cor dourada. Não mexer com nenhum utensílio, pois a calda pode açucarar. Para garantir que a calda não queime, vá mexendo o cabo da panela para homogeneizar.
  2. Colocar a calda em uma forma de pudim, ainda quente. Deixar esfriar.
  3. No liquidificador, bater todos os outros ingredientes. E colocar na forma.
  4. Levar a forma ao forno médio (180oC), em banho-maria (ou seja, dentro de uma outra forma com água, sendo que a forma de pudim deve estar com a água na metade da sua parede).
  5. Assar por, mais ou menos 50 minutos ou até que o pudim esteja firme quando for balançado.

4 Comments Add yours

  1. Valentina says:

    Se cozinhar demais ele também fica muito firme, não fica não? Adorei a tua idéia de aromatizar o leite. Gosto dele lizinho. Quando estive em casa uma querida vizinha que tem maos de fada me fez um sabor capuccino. Muito bom.

  2. Valentina, se cozinhar demais ele vai ficar firme e cheio de buraquinhos. Tem gente que gosta.

  3. Muito boa essa ideia! Nunca tinha visto pudim aromatizado. Ainda mais com lavanda que eu amo! Obrigada por compartilhar.

    1. Claudia, eu também adoro essa idéia. Um jeitinho de dar um toque ainda mais especial numa sobremesa que faz tanto sucesso!! Pode também aromatizar com cardamomo, laranja, canela, alecrim (essa fica muito diferente), chá de jasmim… e o que mais a sua imaginação criar! Um abraço!

O que você achou?