Panquecas – Uma receita versátil!

on
No domingo, anterior à mudança, fizemos um brunch em casa. E esse post estava guardadinho desde então. Adoro esses cafés da manhã demorados e deliciosos! Esse é um hábito que já inserimos em nosso domingo. Depois só vamos pensar em comer de novo no fim do dia! Daí vale tudo: de ovos elaborados, como esses deliciosos Huevos Rancheros à Bolos mais que perfeitos: Bolo de Limão Siciliano ou Bolo de Laranja com Amêndoas.

É uma festa e uma hora em que a família senta ao redor da mesa para trocar idéias, ouvir boa música e comer também, é claro! Para mim, o café da manhà é das melhores refeições e se não tiver pressa… aí fica perfeito!

2012-10-15-Panquecas

Pois neste dia nos deliciamos com uma receita muito simples e fácil de fazer: panquecas. O bom dessa receita é que pode-se fazê-las assim, gordinhas para o café da manhã ou fininhas, para rechear com o que lhe vier à cabeça: mussarela de búfala com manjericão, ricota com espinafre, frango, carne moída, figo seco com queijo brie, doce de leite, compota de maçãs, com manteiga, mel e frutas…. não tem fim o que se pode fazer com elas! Se quiser deixar a massa verdinha, bata a massa no liquidificador com salsinha. Se quiser uma massa levemente doce, acrescente uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela. Se tiver mais alguma idéia, divida conosco!

Panquecas

Ingredientes

  • 1 e ½ copo de leite (380 ml)
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 5 ovos
  • 1 colher de sobremesa de manteiga derretida
  • sal à gosto
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional, para receitas doces)
  • 1 colher de chá de canela (opcional, para receitas doces)
  • ½ maço de salsinha (opcional, para receitas salgadas, se quiser uma massa verde)

Modo de Fazer

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador de bater bem
  2. Fazer as panquecas em uma frigideira anti-aderente, untada com manteiga, conforme formato desejado:
    1. Se quiser panquecas gordinhas, usar um frigideira bem pequena, de ovo e colocar um pouco menos de massa do que a altura desejada, ela cresce um pouco
    2. Se quiser panquecas bem fininhas, para enrolar e rechear, usar uma frigideira maior e colocar pouca massa na frigideira quente. Assim que a massa cair na frigideira, gire para que ela se distribua por toda a superfície.
    3. Ou use uma panquequeira invertida, que eu acho muito prática e faz um crepe bem fininho. Coloque a massa em um bowl redondo. Aqueça a frigideira, quando estiver quente, mergulhe a parte côncava na massa por uns segundos. Retire e leve de novo ao fogo com a massa virada para cima. Deixe cozinhar. Para soltar, basta dar umas sacudidas na frigideira. Se grudar um pouquinho, solte delicadamente em um dos lados com uma espátula de plástico.
  3. Recheie ou acompanhe conforme seu gosto!

PARA BAIXAR A VERSÃO DESTA RECEITA PARA IMPRESSÃO – CLIQUE AQUI