Quiche Caprese

on
2013-03-06-Quiche Caprese 2

Quiche é um prato que sempre chama atenção. Geralmente as pessoas acham que é complicado de fazer, que dá muito trabalho. Mas quando você pega o jeito é muito tranquilo. Um dos meus segredinhos é sempre deixar a massa descansar, duas vezes, uma quando você acba de fazer e outra depois que abrir a massa. Outra é trabalhar pouco a massa, assim que os ingredientes estiverem homogeneizados está bom, não precisa ficar amassando muito. Amassar tornaria a massa elástica e ela tende a encolher quando assa. Pode até deixar uns pedacinhos pequenos de manteiga pouco misturados, eles dão um toque a mais na receita.

Pode-se usar a mesma massa e mesma base de recheio (leite e ovos) com os ingredientes que você desejar: bacon, queijos diferentes, vegetais grelhados e por aí vai. A massa também fica a gosto do freguês, essa eu fiz 100% com farinha integral e achei que ficou muito boa. A receita de ontem foi a de caprese: imbatível combinação de mussarela de búfala com tomate e manjericão.

Quiche Caprese

Rendimento: 1 quiche média – 4 a 6 pedaços

Ingredientes

Massa

80 g de manteiga em cubinhos

180 g de farinha (branca, integral ou meio a meio)

2 colheres de sopa de água (adicione aos poucos)

sal

1 ovo para pincelar a massa

Recheio

1 copo de leite

1 ovo

250 g de mussarela de búfala em pedacinhos

100 g de tomatinho cereja em metades

manjericão

sal e pimenta do reino

 

 

Modo de Fazer

  1. Misture todos os ingredientes da massa, menos a água. Vá adicionando a água aos poucos, e sinta a consistência. Assim que você conseguir formar uma bola está pronto. Não precisa amassar demais para que a massa não fique elástica.
  2. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Essa massa pode ser congelada. Se quiser, faça mais de uma receita e congele para fazer outras quiches mais tarde.
  3. Após uma hora, abra a massa no fundo e laterais de uma forma de quiche de 24 cm de diâmetro. Você pode abrir um pouco com o rolo, mas eu prefiro amassar com os dedos, até formar um forro bem fininho.
  4. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por mais pelo menos uma hora descansando.
  5. Faça furos no fundo da massa com um garfo. E cubro o fundo com filme plástico. Sobre esse filme, jogue feijões crus (eu já tenho um pote com os mesmo feijões que uso sempre para fazer quiche). Esses feijões não deixarão o fundo da massa estufar.
  6. Leve ao forno pré-aquecido (180oC) por mais ou menos 15 minutos. Retire do forno e retire o filme com os feijões. Pincele o fundo da massa com ovo batido. E leve ao forno por mais uns 5 minutos. Esse ovo serve para impermeabilizar a massa. Pode adicionar o resto do ovo ao recheio.
  7. Misture todos os ingredientes do recheio e jogue sobre a massa. Se a quiche não ficar bem cheia, pode-se adicionar um pouquinho mais de leite. Eu costumo adicionar o recheio com a massa dentro do forno para não ter que transporta a quiche e correr o risco do recheio vazar.
  8. Leve ao forno pré-aquecido (180oC) por mais ou menos 30 minutos ou até que o recheio esteja firme.

VERSÃO PARA IMPRESSÃO – CLIQUE AQUI

O que você achou?