Bobó de camarão

Eu adoro bobó de camarão. Mas é uma receitinha que precisa de uma preparação, não dá pra fazer sem programação prévia. Na maioria das vezes não consigo me organizar para comprar todos os ingredientes e ela acaba não saindo. Na última vez que fui ao Mercado Municipal de São Paulo não deixei escapar. O objetivo era comprar tudo para que a receita saísse do jeitinho que eu queria. Os ingredientes menos comuns são o camarão seco e o azeite de dendê (pelo menos para nós paulistas, se é que eu já posso me chamar de paulista!). Lá eles são facilmente encontrados.

2013-03-19-Bobo de Camarão2
Vitrais do Mercado

O gostoso foi encontrar a Dona Salma na barraca de camarão. Uma paraense muito simpática, cozinheira de mão cheia que me ensinou todos os truques do verdadeiro bobó paraense e me animou a comprar o camarão seco com casca. A idéia era fazer primeiro o caldo com a casca e depois usá-lo no bobó. Nada como ouvir sobre a origem do que se está cozinhando. Pois eu queria confessar para a Dona Salma que não tenho mão para descascar aqueles minúsculos camarõezinhos todos!!! Que loucura. Ela é mesmo uma guerreira!

2013-03-19-Bobo de Camarão
Com a Dona Salma no Mercadão

Então já com uma adaptação para os meros mortais, resolvi fazer o caldo com as cascas do camarão fresco (essas, qualquer bom peixeiro tira para você) e digo que o resultado não deixou a desejar Dona Salma! Usei o camarão seco já sem a casca, você pode comprá-los no mercado e é claro que tive que inserir o meu toque flambando os camarões com cachaça. E não esqueça de regar no final com um bom azeite de dendê (opcional). Eu servi o meu com arroz branco e uma deliciosa farofinha de castanha de caju.

2013-03-19-Bobo de Camarão5 2013-03-19-Bobo de Camarão4

Bobó de Camarão

Serve 6 pessoas

Ingredientes

  • 1,300 Kg de camarão com casca (comprando em um lugar especializado, mande limpar, retirar a casca e a tripa. Reserve a casca e a cabeça para fazer um caldo)
  • 6 tomates bem maduros sem pele, picados
  • 2 cebolas médias/grandes picadinhas
  • 1 pedaço de gengibre, mais ou menos 2 cm
  • 8 dentes de alho
  • 600 g de mandioca sem casca em pedaços pequenos
  • 250 ml de leite de coco
  • ½ xícara de camarão seco sem casca
  • 1 colher de sopa rasa de colorau/colorífico
  • 8 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 copo de uma boa aguardente
  • Raspas de 2 limões tahiti
  • Coentro picadinho
  • Salsinha picadinha
  • Sal e Pimenta do reino à gosto
  • Pimenta de do de moça em rodelinhas (opcional)

Modo de Fazer

  1. Lave as cascas e cabeça do camarão. Coloque em uma panela com 1 litro de água, os talos do coentro e salsinha e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Coe e reserve o caldo. Pode descartar as cascas e cabeça.
  2. Coloque a mandioca nesse caldo e cozinhe até que esteja macia.
  3. Em outra panela, coloque 4 colheres de azeite e o colorífico, deixe fritar por uns dois minutinhos. Deixe borbulhar um pouquinho e está bom.
  4. Adicione a cebola e deixe cozinhar por 3 minutos. Depois adicione o alho (mais ou menos 5 dentes, reserve  o restante) e cozinhe mais um pouco.
  5. Junte o tomate picado e cozinhe para começar a formar um molho de tomate.
  6. Em um liquidificador, adicione o leite de coco, gengibre ralado, o camarão seco e um pouco do caldo em que cozinhou a mandioca. Bata até formar um caldo homogêneo e fino (sem pedaços).
  7. Bata o molho de tomate que estava cozinhando na panela no liquidificador junto com este caldo de leite de coco, aos poucos. Se for necessário, divida o molho e bata em três ou quantas vezes for necessário (por causa do tamanho do liquidificador). O caldo de leite de coco pode estar somente na primeira vez.
  8. Volte tudo para a panela. Adicione a mandioca e mais um pouco do caldo em que foi fervida. Use um mixer e bata o molho com a mandioca até formar um purê ralo. Se precisar, adicione mais um pouco do caldo da mandioca. Deixe ferver mais um pouco. Tempere com sal e pimenta do reino.
  9. Junte o camarão lavado à raspa de limão, sal e o restante do alho picado. Reserve na geladeira.
  10. Aqueça bem uma frigideira grande, adicione uma colher de azeite e ¼ do camarão. Frite por mais ou menos 1 minuto. Flambe com a cachaça. E adicione ao purê.  Repita essa operação mais 3 vezes para adicionar todo o camarão ao purê.
  11. Acerte o sal e a pimenta do reino. Se quiser, adicione rodelinhas de pimenta dedo-de-moça.
  12. Salpique coentro picado e salsinha (eu gosto de bastante!) e sirva com arroz branco e uma farofinha de castanha de caju.
  13. Bom Apetite!!!!

VERSÃO PARA IMPRESSÃO – CLIQUE AQUI

One Comment Add yours

  1. Sandra P Luna says:

    delicia Ju!!

O que você achou?